Qual a diferença entre os tipos de arroz?
- Graças Marins
- 20 de jul. de 2015
- 3 min de leitura
O arroz é um alimento que ocupa posição de destaque na dieta do brasileiro, sendo consumido por todas as classes sociais e por diversos povos, nas mais diferentes preparações. Seu consumo é maior na presença de leguminosas, como o feijão, tornando esta mistura uma fonte proteica de alto valor biológico. O arroz não contém glúten, pode ser consumido por celíacos (indivíduos que apresentam intolerância a alimentos à base de trigo, centeio, cevada e aveia), apresenta alta digestibilidade e dificilmente provoca alergias.
É possível encontrar no mercado diversas variedades de arroz: branco, integral, vermelho, arbório, basmati, cateto, jasmim, preto, selvagem e também o parboilizado.
O Arroz branco ou polido é o arroz mais consumido no Brasil, porém o menos nutritivo, pois, ao passar pelo processo de refino perde boa parte das fibras e vitaminas. No dia-a-dia, é utilizado em função da rapidez no cozimento, textura solta e paladar agradável.
O Arroz integral preserva a película e o gérmen, onde se concentram as fibras, vitaminas e minerais. As fibras ajudam no bom funcionamento do intestino e no controle do colesterol, além de aumentarem a sensação de saciedade.

arroz integral
O Arroz arbório possui boa quantidade de amido e deixa os pratos mais cremosos, sendo bastante utilizado em risotos, principalmente na culinária italiana.

arroz arbóreo
O Arroz basmati é advindo do Paquistão e da Índia. Seus grãos ficam bem secos e soltos, após o cozimento. É conhecido como um grão de qualidade superior. É considerado leve e acompanha pratos que levam condimentos como curry ou pilaf.

arroz basmati
O Arroz cateto, também conhecido como ‘japonês’, apresenta grãos curtos, com grande quantidade de amido, o que confere após o preparo uma textura mais macia e cremosa.

arroz parbolizado
O Arroz parboilizado possui elevado valor nutricional pois sofre um processo de cozimento dentro da casca, preservando os nutrientes e as fibras.

O Arroz preto apresenta grão escuro, curto e arredondado, textura firme, sabor exótico e aroma diferenciado. É rico em compostos antioxidantes, vitaminas E e do complexo B, além de proteínas e fibras. Geralmente, está presente em receitas elaboradas, como risotos, peixes de sabor acentuado, frutos do mar e carnes de caça.
O Arroz selvagem é o mais caro de todos, mas também o que tem a melhor composição nutricional. Possui alto teor de fibras e proteínas e baixo teor de carboidrato. Além disso, tem é rico em ferro.
O Arroz vermelho é parcialmente polido, portanto, ele retém maior número de nutrientes e a sua composição se destaca pelo alto teor de ferro e zinco. Tem sabor levemente defumado, sendo indicado para fazer bolinhos, saladas e para acompanhar carnes brancas, como peixe e frango.
A tabela abaixo mostra a composição de macronutrientes dos tipos de arroz:


arroz jasmim
OBS: o arroz jasmim ou tailandês, citado acima, tem sabor suave e brando, o que faz desse alimento um dos favoritos entre os apreciadores de arroz. Seus grãos são alongados e de cor bem clara. É um arroz que tem boas quantidades de proteínas. Arroz de origem tailandesa, o aroma de jasmim faz com que as preparações feitas com ele fiquem muito saborosas. (Graças Marins)
Com relação aos tipos de arroz, o Arroz tipo 1 é selecionado com relação a defeitos e o pacote possui no mínimo 92,5% de arroz inteiro, ficando sempre bonito e solto depois de cozido. Já o tipo 2 é um arroz com o dobro de defeito, ou seja, pouco selecionado e também com maior número de arroz quebrado chegando a 15%, e o resultado é um arroz mais empapado e também não uniforme depois de cozido. O arroz tipo 3 é um arroz inferior, com até 25% de arroz com defeitos e quebrado. É um arroz mais barato, porém de menor qualidade.
Para o arroz tipo 1 e 2, cada 1 xícara (chá) de arroz pede 2 xícaras (chá) de água fervente. No caso do arroz parboilizado é necessário meia xícara (chá) a mais de água.
Publicado em http://www.nutritotal.com.br
Colaboração: Dra. Graças Marins
Kommentare