Como estão suas enzimas digestivas?
- Graças Marins
- 12 de nov. de 2018
- 1 min de leitura
Enzimas digestivas são proteínas adaptadas para quebrar os alimentos em partes menores para que o nosso corpo possa absorver. O corpo humano produz em torno de 22 enzimas digestivas diferentes. Outras são encontradas em legumes, frutas, carnes, grãos, entre outros alimentos. A dieta atual escolhida pela população tem sido baseada em alimentos ultra processados ou muito cozidos. As enzimas presentes nos alimentos são facilmente destruídas pelo calor excessivo e pela industrialização. Um hábito bastante comum é o de não mastigar bem os alimentos, o que também reduz o fornecimento das enzimas, associado ao costume de ingerir muitos líquidos durante as refeições, o que dilui o suco gástrico, reduzindo a acidez estomacal, que é necessária para o pâncreas produzir as enzimas digestivas. Outro grande problema digestivo é causado pelo estresse, onde no estômago fica reduzida a produção do

ácido clorídrico e consequentemente reduzindo as enzimas digestivas.
Outro erro muito comum é o consumo excessivo de antiácidos, que reduzem a acidez estomacal, mas esta acidez é fundamental para ocorrer a digestão.
O uso de enzimas digestivas associado à probióticos, chá, ou extratos de ervas podem ser mais eficazes que medicamentos para o tratamento dos distúrbios digestivos.
Comments