O que é Nutrição Funcional
- Graças Marins
- 17 de set. de 2019
- 2 min de leitura
Esta modalidade de atendimento funciona com a elaboração de um plano alimentar, que prioriza as individualidades bioquímicas de cada corpo, e não simplesmente na contagem macro e micronutrientes de forma generalizada. Dessa maneira, ela promove muitos benefícios. Quer saber quais são? Então, continue a leitura:
1. Melhora o organismo
Cada pessoa precisa de uma quantidade adequada de nutrientes e isso é muito pessoal. A Nutrição funcional considera as carências e os excessos nutricionais e procura corrigi-los por meio dos alimentos. O resultado é um organismo com bom funcionamento, que beneficia todos os órgãos. As células, por exemplo, melhoram a produção de energia aumentando o metabolismo. Fora isso, o corpo passa a receber melhor os nutrientes.

2. Fornece equilíbrio nutricional e previne de doenças
A partir de uma anamnese detalhada, em que o paciente responde sobre suas maiores queixas, é possível perceber o que está faltado e o que está sobrando em relação aos nutrientes e, a partir daí, promover o equilíbrio nutricional. Por meio dos alimentos funcionais, como probióticos, antioxidantes e suplementos (quando necessário), o paciente tem o organismo reequilibrado — e isso ajuda tanto no controle quanto na prevenção de doenças.
3. Ajuda no sistema imunológico
Ao utilizar muito o sistema imunológico, uma série de alterações ocorre no nosso corpo, como a deficiência de vitaminas e minerais, o gasto energético inadequado e a baixa na produção de energia. Tudo isso desencadeia o processo inflamatório, que tem como uma das consequências o aumento do apetite e o acúmulo de gordura.
O plano alimentar na Nutrição funcional é baseado em alimentos naturais e preferencialmente orgânicos. Sem agrotóxicos, alergênicos e aditivos químicos na alimentação, o trabalho das células do sistema imunológico é reduzido, diminuindo a inflamação crônica.
4. Elimina as toxinas
O fígado e o intestino são responsáveis por eliminar as toxinas do nosso corpo, sejam elas da alimentação ou dos resultados do próprio metabolismo. Depois de fazer a desintoxicação do organismo, o fígado manda essas substâncias para o intestino terminar o trabalho. Contudo, se, ao chegar ao intestino, ele estiver ocupado com grande quantidade de fezes e restos alimentares mal digeridos, as toxinas voltam a circular e o fígado tem que fazer o trabalho todo novamente, sendo sobrecarregado.
Com a Nutrição funcional, o organismo tem um bom funcionamento como um todo, incluindo uma melhor digestão e trânsito intestinal. Sendo assim, as toxinas conseguem ser eliminadas com eficiência — e aqui ocorre a desintoxicação do corpo. O nutricionista funcional pode atuar em diversas áreas, como no atendimento nutricional em clínicas e consultórios, na prescrição de planos alimentares e em conjunto com a Nutrição esportiva.
Blog do DietBox
コメント