Molho Pesto para seu almoço
- Graças Marins
- 26 de mar. de 2014
- 1 min de leitura
Molho Pesto:
O pesto é uma salsa ou molho tradicional da região da Ligúria, em Gênova, na Itália.

Ingredientes: – 60 g de folhas de manjericão fresco (opções: rúcula, agrião, salsinha, espinafre) – 2 a 3 dentes de alho – 40 g de pinoli (Opções: amêndoas, castanha do Pará, ou nozes) – 1/2 xícara (chá) de azeite – queijo parmesão 50 g.
Modo de Preparo: Num liquidificador, coloque as folhas de manjericão fresco. alho, pinoli, azeite, queijo parmesão ralado a gosto, sal a gosto e 1 a 2 pedras de gelo. O gelo serve para manter a cor das folhas. Bata bem.
Observações: Clássico molho de manjericão originário de Gênova. O nome tem sua origem no verbo “Pestare” que significa esmagar, amassar.
Pinoli é a semente extraída do “Pinheiro-manso” (pinus pinea), árvore originária da região de Mediterrâneo. De difícil cultivo, estas sementinhas justificam seu preço. Lembrando amêndoa, de tamanho bem reduzido e de coloração bege, Pinoli é um ingrediente importado e portanto é bastante caro.
Sugestão de consumo: combina com espaguete, nhoque, capelletti, tipo pena, tipo tortilhone … Esse molho é uma ótima opção para fugir do tradicional molho bolonhesa. Versátil, harmoniza bem com todos os tipos de massa, simples ou recheadas. Por ser saboroso, o molho confere sabor especial à receita e não precisa de muitos acompanhamentos. Basta servir com frango e uma salada fresca.
Comments