top of page

Blog

Fibra na alimentação no combate ao câncer

  • Foto do escritor: Graças Marins
    Graças Marins
  • 27 de ago. de 2012
  • 3 min de leitura

Estudos sugerem que, além de evitar o aparecimento de tumores no

intestino, a substância protege a mama, o pâncreas…

“Elas podem ser indicadores de outros comportamentos benéficos, já que as pessoas que capricham no seu consumo geralmente seguem um estilo de vida mais saudável, com dieta balanceada e prática de exercícios físicos”.

Sem contar que as substâncias são encontradas em leguminosas, frutas e hortaliças, alimentos abastecidos de uma variedade de compostos considerados aliados no combate a tumores, como quercetina, beta caroteno e licopeno. Portanto, é necessário avançar nas investigações para confirmar se as benesses alardeadas por todos esses estudos são causadas só pelas fibras.

Afinal, elas (fibras) estão alojadas em alimentos de alto valor nutricional — e apostar neles possivelmente freia a procura por itens pouco saudáveis, como os industrializados cheios de gordura e açúcar.

Uma dica: 25 g é o consumo diário de fibras considerado ideal pela Organização Mundial da Saúde

Não se pode esquecer de beber bastante água, chás e sucos: “Os líquidos são essenciais para

que as fibras solúveis, possam ser transformadas em gel e as insolúveis formem fezes mais macias.

Aliadas na perda de peso

Decididamente, quem anseia por conquistar uma silhueta mais elegante não pode deixar as fibras de fora do cardápio. Uma refeição lotada delas demora a ser mastigada e também digerida. Como conseqüência, a sensação de saciedade dura mais tempo e a vontade maluca de comer não aparece tão cedo. “Além disso, ao caprichar em cereais, leguminosas, raízes e frutas, na alimentação, há uma tendência em se fazer uma redução, no consumo de gorduras e açúcares”. Essa mudança contribui tanto para a perda quanto para a manutenção do peso ideal.

Uma sugestão: para aumentar o consumo diário de fibras, salada sempre cai bem antes dos pratos principais.

Duas versões da substância

– Solúveis Ao entrar em contato com a água, elas formam uma espécie de gel, que promove saciedade e ajuda a controlar a presença de glicose no sangue, além de domar o colesterol. Nesse grupo, estão a pectina, a goma e a mucilagem, que dão as caras nas leguminosas, nas frutas e no farelo de aveia.

– Insolúveis Não são nada viscosas e têm como principal função aumentar o bolo fecal e, assim, melhorar o funcionamento do intestino. Representadas pela celulose e pela lignina, são encontradas na camada externa de grãos e cereais, no farelo de trigo, na casca de frutas e na soja.

Por que elas não são nutrientes?

A explicação é simples: embora façam parte dos alimentos, as fibras são resistentes à digestão e não são absorvidas no intestino delgado. “É durante a própria passagem pelo trato digestório que interferem no aproveitamento de nutrientes e ajudam no combate a doenças”.

O ranking das fibras

1º Soja– 23,9 g em 1 concha média.

2º Grão-de-bico– 17,3 g em 1 concha média.

3º Ervilha – 13,5 g em 1 concha média.

4º Feijão-carioca – 11,9 g em 1 concha média.

5º Cereal à base de trigo– 11,5 g em 1/2 xícara de chá.

Elas estão abrigadas em vários outros alimentos

– 1 concha média de lentilha – 11,1 g. – 1 goiaba branca – 10,7 g. – 1 colher (sobremesa) de cebolinha – 6,4 g. – 1 mexerica/tangerina – 4,19 g. – 1 pêra – 3,3 g. – 1 colher (sopa) de semente de linhaça – 3,3 g. – 1 colher (sopa) de farelo de trigo – 3,1 g. – 1 colher (sopa) de abacate – 2,83 g. – 1 maçã argentina – 2,6 g. – 1 laranja com membrana – 2,6 g. – 5 folhas de couve-manteiga – 2,35 g. – 3 colheres (sopa) de batata-doce cozida – 1,98 g. – 1 escumadeira de arroz integral – 1,62 g. – 3 colheres (sopa)de beterraba crua – 1,62 g. – 1 colher (sopa)de farinha de centeio – 1,5 g. – 3 colheres (sopa)de mandioca – 1,44 g. – 1 figo fresco – 1,4 g. – 1 colher (sopa) de flocos de aveia – 1,37 g. – 1 fatia de pão de fôrma integral – 1,3 g. – 1 ameixa-preta seca – 1,2 g. – 3 colheres (sopa) de cenoura ralada – 1,14 g. – 3 folhas de alface lisa – 1,05 g. – 1 colher (sopa) de farelo de aveia – 1,02 g. – 3 colheres (sopa) de brócolis cozidos – 1 g. – 1 escumadeira de arroz branco – 0,96 g.

por Thaís Manarini | fotos Alex Silva

Colaboração: Dra. Graças Marins

Nutricionista CRN4 – 1429

留言


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
quadrado-3d-com-logotipo-do-whatsapp_125540-1572.webp
bottom of page