COMENTÁRIOS SOBRE REFRIGERANTES?
- Graças Marins
- 28 de jan. de 2012
- 2 min de leitura
Recebi recentemente um e-mail sobre um determinado refrigerante, a Coca-Cola. Este e-mail enumerava vários itens nocivos, incluídos na sua composição e as suas reações no nosso organismo: do acido fosfórico ao aspartame, entre tantos outros.

Sabemos que a coca-cola tem realmente vários “ingredientes” inadequados a saúde humana, mas cuidado com estes e-mails. Você ate encontra nome, sobrenome, posto e graduação e ate localização destes denunciantes…os quais são, provavelmente fictícios, . No entanto, em um exame mais apurado, você não encontra o CRM, CRN, CRF ou outro Conselho Federal, destes profissionais. E, ao buscar referencias do local, que eles dizem atuar, você também não os encontra.
A tentativa de pessoas ou de grupos em denegrir a imagem de empresas diversas, ocorre a toda hora.
Se tem algo errado, de verdade nestas empresas, estas pessoas deveriam enviar estes dados para a Vigilância Sanitária do Pais ou do Estado onde se encontram a produção daqueles itens “maléficos”. Mas, não ocorre assim.
Como profissional Nutricionista e trabalhando com a Nutrição Funcional, busco mais qualidade ainda. Vejo que boa parte da alimentação humana atual tem muitos “agressores”adicionados intencionalmente ou não intencionalmente, que são capazes de desenvolver um “sem-numero” de reações nocivas ao funcionamento normal do organismo humano. Veja bem, nos alimentos “industrializados” ou “in natura”. Eles estão funcionando como verdadeiros gatilhos, para o desenvolvimento de processos inflamatórios diversos, no ser humano.
Lastimo dizer isto: todos nos estamos sujeitos a estes “ataques”. Penso, que ate mesmo quem busca consumir apenas “alimentos orgânicos”, não tem a segurança de consumir, de verdade, alimentos com todos os princípios a que se propõem. Um “solo orgânico” para o plantio, nem sempre é tão orgânico, nem as sementes plantadas vem de produtos puros, isto quando pode ate vir de transgenicos. Por esta razão é preciso consumir alimentos com Certificação de Orgânicos. E, ainda assim, torcer para tudo dar certo.
Sei que coloquei mais “lenha” nesta “fogueira”. Espero que você repense sim, sobre seu consumo de alimentos. Isto, se você tiver condições financeiras, para “bancar” o consumo dos referidos produtos, que são bem mais caros que os similares não orgânicos. Mas, vale a pena tentar fazer sim, da nossa alimentação, um procedimento consciente e um pouco melhor. Legumes, verduras, frutas, cereais integrais e sucos naturais, ainda são boas opções.
“Faça de seu alimento o seu remédio e de seu remédio seu alimento”
Dra. Graças Marins Nutricionista CRN-1429
Comentários