BENEFÍCIOS NO CONSUMO DE PIPOCA
- Graças Marins
- 22 de fev. de 2015
- 1 min de leitura
A pipoca é um alimento rico em fibras, pois é composto de 100% de grãos integrais, e rica em polifenóis, substância que combate o envelhecimento. No entanto, os benefícios só são aproveitados se o alimento for preparado sem adição de gordura e com pouco sal.

De acordo com um estudo apresentado durante um encontro da Academia Americana de Química, a pipoca tem uma concentração de polifenóis maior do que frutas e vegetais. Os autores explicam que os polifenóis estão mais concentrados na pipoca porque ela tem somente cerca de 4% de água. Em frutas e vegetais, a substância se dilui nos 90% de água que compõe esses alimentos.
A quantia de polifenóis presente em uma porção de 33 g de pipoca é de mais de 300 mg, enquanto uma porção de 80 g de uma fruta qualquer tem 160 mg. Com isso, a ingestão de 100 g de pipoca por dia pode suprir 13% da recomendação americana para ingestão diária de polifenóis.

Para aproveitar esses benefícios, no preparo deve-se usar pouco óleo e pouco sal e evitar a adição de manteiga ou temperos industrializados. As pipocas de micro-ondas também não são recomendáveis.
Vale ressaltar que a pipoca não substitui a necessidade de ingestão de frutas e vegetais em uma dieta saudável e balanceada, afinal esses alimentos contêm vitaminas e nutrientes fundamentais para a saúde que não estão presentes na pipoca.
Colaboração: Graças Marins
Comments