A luz do Sol pode ajudar a diminuir a pressão arterial
- Graças Marins
- 28 de jan. de 2014
- 1 min de leitura
A pressão arterial varia de acordo com a estação do ano e geralmente é mais alta no inverno do que no verão. De acordo com pesquisadores britânicos, a luz do sol é responsável por esse efeito. A luz do sol altera o óxido nítrico (NO) na pele e, assim, reduz a pressão arterial, escrevem cientistas no “Journal of Investigative Dermatology”.

No estudo, a equipe das universidades de Southampton e Edimburgo expôs 24 participantes a uma luz bronzeadora por 2 sessões de 20 minutos cada. Em uma das sessões, os raios UV foram bloqueados. Exames subsequentes revelaram que o efeito do calor isolado não alterou a pressão arterial, mas ela foi reduzida pela exposição aos raios UV.
Os níveis de óxido nítrico no corpo são responsáveis por isso, de acordo com o autor do estudo, Martin Feelisch, da Universidade de Southampton. “O NO juntamente com seus produtos de catabolismo, sabidamente abundantes na pele, está envolvido com a regulação da pressão arterial. Quando exposta à luz do sol, pequenas quantidades de NO são transferidas da pele para a circulação, reduzindo o tônus dos vasos sanguíneos”, ele explicou.
A redução da pressão arterial também foi associada a um risco menor de ataques cardíacos e AVCs, disse Feelisch. Dessa forma, o NO pode ser um fator essencial na prevenção da doença cardiovascular e o evitamento total da luz solar pode ser contraprodutivo, disse o pesquisador.
Comments