CHIA
- Graças Marins
- 16 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de out. de 2021
Chia (Salvia hispanica L.)
Artigos científicos publicados nestes últimos anos, nas bases de dados Scielo, Science Direct, Medline e Pubmed, destacaram a importância do consumo de ácidos graxos ômega 3 para a redução da incidência da doença de Alzheimer, dos níveis de colesterol e triglicerídeos séricos, redução da pressão arterial, com associação positiva a menores índices de doença cardiovascular, prevenção da obesidade, câncer de cólon, hipercolesterolemia e diabetes. Sugere-se que a chia pode ser considerada um alimento coadjuvante na redução do risco de várias doenças crônicas, por possuir este nutriente, em quantidades consideráveis.
Além disso, a chia auxilia as funções cerebrais por conter magnésio, nutriente essencial para o pleno funcionamento do cérebro e ligações cognitivas.
Não bastando tudo isso, o seu sabor sutil e sua consistência única, a fazem um complemento ideal para muitos alimentos, mas ela também é uma excelente fonte de fibras, cálcio, proteínas, além claro, de ômega 3.
Sugestão de uso
Salada verde com Chia
Ingredientes:

· 2 xíc. (chá) de alface roxa
· 3 col. (sopa) de cenoura crua ralada
· 3 col. (sopa) de beterraba crua ralada
· 1 1/2 xíc. (chá) de tomates-cereja partidos ao meio
· 5 ramos de brócolis cozidos al dente
· 2 col. (sopa) de vinagre de maçã
· 3 col. (sopa) de azeite de oliva extra virgem
· 2 col. (chá) grãos de chia
· 1 col. (chá) de gersal
Modo de preparo
Corte a alface em tiras finas e coloque-as em uma travessa, junto com a cenoura, tomates cereja, brócolis e a beterraba ralada à parte (com todo o cuidado, pois a beterraba tem a propriedade de “colorir” os outros ingredientes).
Com o vinagre de maçã, o azeite, o gersal, e o gergelim, faça um molho e distribua sobre a salada, generosamente sobre tudo isso, compondo assim, uma a alimentação bem saudável.
Yorumlar