Uma dieta que pode contribuir para sua longevidade : Dieta Mediterrânea
- Graças Marins
- 25 de jun. de 2018
- 1 min de leitura
A Dieta Mediterrânea é caracterizada pela abundância de vegetais, cereais, frutas, nozes e sementes. A principal fonte de gordura é o azeite, utilizado no preparo dos alimentos e para proporcionar mais sabor as refeições. Esta dieta inclui também o consumo moderado de produtos lácteos, peixes, aves e vinho (consumido principalmente junto com as refeições) e o baixo consumo de carne vermelha.

Diversos estudos científicos mostram que a dieta mediterrânea está associada a longevidade, diminuição da mortalidade por câncer e doenças cardiovasculares. Outro fator importante é o seu papel na redução da prevalência de doenças crônicas aos adeptos da dieta, como diabetes tipo 2 e hipercolesterolemia.
Tudo isto devido às propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes destes alimentos. Os nutrientes abundantes potencialmente benéficos são os ácidos graxos monoinsaturados, proporção equilibrada entre ômega 3 e ômega 6, grande quantidade de fibras e antioxidantes como vitamina E, vitamina C, resveratrol, polifenóis, selênio e glutationa.
Colaboração: Dra. Graças Marins
Comments