top of page

Blog

Ketchup à base de frutas e legumes ganha prêmio em Paris por ser saudável e funcional

  • Foto do escritor: Graças Marins
    Graças Marins
  • 7 de jan. de 2019
  • 1 min de leitura

Um ketchup feito com frutas e legumes naturais e livres de aditivos químicos e corantes, desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ganhou o Selo Innovation Sial 2018, em evento realizado em Paris no final do ano passado. A iniciativa surgiu quando pesquisadores da instituição cearense decidiram desenvolver um produto saudável e funcional, rico em vitamina C e livre de defensivos agrícolas. No lugar do tomate, são usadas no molho a acerola, a beterraba e a abóbora, que são abundantes no Nordeste.

“Pensamos em fazer um molho parecido com o ketchup, que é muito popular principalmente entre os jovens, mas que fosse feito a partir de um fruto e tivesse as mesmas características sensoriais. De imediato, a acerola foi a primeira cotada por ser antioxidante e rica em vitamina C. A abóbora entrou no sentido de dar a consistência do produto e por ser rica em fibras. Ficou faltando a cor e chegamos à beterraba pelo potencial corante e por também ser rica em antioxidantes”, explica a coordenadora do projeto, a professora Lucicléia Barros.

Para chegar à versão final do ketchup natural, a equipe de pesquisadores passou por 21 formulações até resultar no produto considerado ideal. Chamado de “Natchup”, o produto agora será comercializado por uma empresa cearense, conforme uma parceria estabelecida com a universidade. Parte dos recursos arrecadados com a venda será revertida para a UFC e para entidades sociais. O molho já está à venda on-line e deve estar disponível nos supermercados nos próximos meses.

Referências

Comments


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
quadrado-3d-com-logotipo-do-whatsapp_125540-1572.webp
bottom of page