top of page

Blog

Falta de vitamina D prejudica funcionamento dos rins

  • Foto do escritor: Graças Marins
    Graças Marins
  • 17 de jan. de 2015
  • 2 min de leitura

Estudo realizado por pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP indica que a deficiência de vitamina D diminui a função renal, modifica a expressão local de proteínas e aumenta a formação de fibrose após lesão induzida.

Os pesquisadores desenvolveram em ratos dois modelos experimentais de isquemia e reperfusão. No protocolo agudo, os animais foram alimentados durante 30 dias com ração livre de vitamina D. No 28° dia os pesquisadores induziam uma lesão por isquemia e reperfusão. Os animais foram avaliados após 48 horas e então submetidos à eutanásia para análise da expressão gênica e proteica no órgão. No protocolo crônico, os ratos foram alimentados durante 90 dias com ração livre de vitamina D. No 28° dia sofriam o insulto (lesão induzida) de isquemia e reperfusão e, 60 dias depois, eram avaliados e submetidos à eutanásia. Para verificar a quantidade de vitamina D presente no organismo dos animais, os autores dosaram a 25-hidroxivitamina D (25OHD).

alim fonte vit D

………………………….

Nos ratos do protocolo crônico, foi verificado aumento de aproximadamente 15% na pressão arterial nos grupos deficientes em vitamina D, isquêmicos e deficientes em vitamina D submetidos ao insulto de isquemia e reperfusão.

Essa alteração da pressão arterial pode ser explicada por dois fatores: envelhecimento e aumento nas expressões de proteínas do sistema renina-angiotensina.

Os autores afirmam que a diferença mais interessante observada entre os grupos do protocolo crônico foi a maior formação de fibrose nos animais que receberam ração livre de vitamina D ou seja,” sem vitaminaD”, confirmando que a falta do nutriente prejudicou a regeneração do tecido dos animais submetidos ao insulto de isquemia e reperfusão.

“Os resultados permitiram concluir que a lesão renal induzida pela isquemia e reperfusão renal associado à deficiência de vitamina D é considerável e que essas alterações podem evoluir para modificações persistentes da estrutura renal com fibrose e acometimento dos túbulos-renais, apesar da recuperação da função renal”, concluem os autores.

Referência(s)

Gonçalves JG, de Bragança AC, Canale D, Shimizu MH, Sanches TR, Moysés RM. Vitamin D deficiency aggravates chronic kidney disease progression after ischemic acute kidney injury. PLoS One. 2014 Sep 15; 9(9):e107228.

Matéria publicada http://www.nutritotal.com.br/notas_noticias/

Data:            16/01/2015 Autor(a):       Alweyd Tesser

Colaboração: Dra. Graças Marins

Comments


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
quadrado-3d-com-logotipo-do-whatsapp_125540-1572.webp
bottom of page