top of page

Blog

Diabete Mellitus sob a ótica da Nutrição Clinica Funcional

  • Foto do escritor: Graças Marins
    Graças Marins
  • 15 de out. de 2019
  • 2 min de leitura

A Nutrição Funcional vai objetivar a alimentação saudável utilizando estratégias para a redução do risco de diabetes e resistência à insulina.

Leva em conta os princípios de uma alimentação adequada, contendo compostos bioativos que reduzam os fatores inflamatórios que aumentariam o risco destas alterações glicídicas.

Alimentos ricos em fibras solúveis presentes em frutas, verduras, cereais, leguminosas, apresentam efeitos relevantes na prevenção e no controle do diabetes

As fibras se dividem em solúveis em água, formando géis, e as insolúveis e não menos importantes, por serem responsáveis pela melhor motilidade intestinal, encontradas em arroz integral, farelo de trigo e feijões.

No caso das fibras solúveis, presentes em alimentos como frutas, aveia, germe de trigo, etc, elas contribuem para tornar mais lenta a absorção da glicose, bem como na redução de colesterol total. As fibras solúveis também são importantes por diminuir o tempo de esvaziamento gástrico, o que dará maior tempo de saciedade.

Por outro lado, precursores de sulforafanos, um grupo de fitoquimicos curativos, estão presentes em uma família vegetal chamada por Brássicas ou Crucíferas, presentes em broto de brócolis, couve-de-bruxelas e repolho roxo. O Sulforafano evita que certas enzimas ativem agentes causadores de câncer no corpo, além de aumentar a produção de enzimas que eliminam carcinógenos, antes que se tornem células perigosas, de acordo de fontes como o Breast Cancer Research Program .

Antocianinas são pigmentos de cor azulada ou avermelhada, solúveis em água e são encontrados em células vegetais. Pertencem ao grupo dos Flavonóides. Conferem cor a flores e frutos são potentes antioxidantes (GRACIA-ALONSO et al., 2008), anti-inflamatórias (XIA et al., 2009), inibição da oxidação do LDL (CHANG et al., 2006), diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares (TOUFEKTSIAN et al., 2008) e de câncer. (CHEN et al., 2006).

São encontradas em frutas como o açaí, ameixa, amora, cereja, figo, framboesa, uva, maçã, morango e acerola e nos vegetais, como o repolho-roxo, batata-roxa, berinjela, etc. (GUEDES, 2004).

O corpo humano, adequadamente alimentado é capaz de produzir um arsenal de guerra contra diversas doenças, causadas pelo desequilíbrio alimentar.

 
 
 

Comentarios


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
quadrado-3d-com-logotipo-do-whatsapp_125540-1572.webp
bottom of page