top of page

Blog

Melado contra a anemia e a osteoporose

  • Dra. Graças Marins
  • 8 de out. de 2019
  • 2 min de leitura

Nutritivo, natural e extremamente saudável, o melado de cana tem sido a opção de muitas pessoas na hora de adoçar bebidas como chás, sucos e cafés, bem como ingrediente na preparação de receitas como bolos, caldas e tortas. Rico em magnésio, potássio, selênio, manganês, ferro e cobre, seu consumo diário traz inúmeros benefícios para a saúde. Isso sem contar que, para aqueles que praticam atividade física, é um excelente energético ‘in natura’.

Apesar de ainda ser pouco utilizado no dia-a-dia, o uso do melado de cana vem aumentando gradativamente, principalmente com a procura cada vez maior dos chamados alimentos funcionais, que são aqueles que saciam a fome e, ao mesmo tempo, geram benefícios ao organismo.[if gte vml 1]><v:shapetype id="_x0000_t75" coordsize="21600,21600" o:spt="75" o:preferrelative="t" path="m@4@5l@4@11@9@11@9@5xe" filled="f" stroked="f"> <v:stroke joinstyle="miter"></v:stroke> <v:formulas> <v:f eqn="if lineDrawn pixelLineWidth 0"></v:f> <v:f eqn="sum @0 1 0"></v:f> <v:f eqn="sum 0 0 @1"></v:f> <v:f eqn="prod @2 1 2"></v:f> <v:f eqn="prod @3 21600 pixelWidth"></v:f> <v:f eqn="prod @3 21600 pixelHeight"></v:f> <v:f eqn="sum @0 0 1"></v:f> <v:f eqn="prod @6 1 2"></v:f> <v:f eqn="prod @7 21600 pixelWidth"></v:f> <v:f eqn="sum @8 21600 0"></v:f> <v:f eqn="prod @7 21600 pixelHeight"></v:f> <v:f eqn="sum @10 21600 0"></v:f> </v:formulas> <v:path o:extrusionok="f" gradientshapeok="t" o:connecttype="rect"></v:path> <o:lock v:ext="edit" aspectratio="t"></o:lock> </v:shapetype><v:shape id="Imagem_x0020_1" o:spid="_x0000_i1025" type="#_x0000_t75" alt="https://dietbox.blob.core.windows.net/nutritionist/747392/images/MELADO.jpg" style='width:187.5pt;height:141.75pt;visibility:visible;mso-wrap-style:square'> <v:imagedata src="file:///C:\Users\GRAAS~1\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image001.png" o:title="MELADO"></v:imagedata> </v:shape><![endif][if !vml][endif]

No melado, as vitaminas agregadas são bastante importantes, por conter ferro e cobre, é ideal para combater anemias e também é um excelente ingrediente para ser inserido na alimentação de gestantes ou de pessoas que possuem uma menstruação muito intensa. O potássio é perfeito para combater câimbras, por ajudar a manter a circulação em ordem, além de auxiliar o sistema neurológico e cardiovascular.


Já o cálcio e o magnésio, outras vitaminas encontradas no melado, são fundamentais na manutenção dos ossos. Enquanto o cálcio mantém os ossos fortes, o magnésio ajuda a fixar este cálcio no osso. Por isso, o melado também é indicado para idosos e pessoas que possuem problemas de osteoporose e osteopenia. Tem ainda o manganês, que mantém o nível de colesterol na medida certa e, junto com o selênio, trabalha como antioxidante natural, combatendo o envelhecimento precoce, preservando o nosso sistema imunológico do ataque de doenças e prevenindo o aparecimento de células cancerosas. O melado vem se tornando uma alternativa perfeita para o açúcar refinado, pois enquanto o primeiro contém muitas vitaminas, o segundo, por conta do processo de refinamento, transforma-se em um produto ácido ao organismo. Para equilibrar esta acidez, o corpo ‘pega emprestado’ o cálcio disponível no corpo. Por isso, se você tem osteoporose ou tem tendência a ter, tire o açúcar branco da sua dieta.

Já o melado, mesmo com todos os benefícios, vale lembrar que o consumo não deve ser excessivo, limitando-se a uma colher de sopa por dia.



 
 
 

Comments


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
quadrado-3d-com-logotipo-do-whatsapp_125540-1572.webp
bottom of page